Um cara do trabalho começou a me assediar.

A primeira coisa que eu fiz foi falar com ele que não rolava e tal, afinal estávamos na mesma equipe e eu não queria trazer mal-estar a ninguém…

Mas para a minha surpresa, na realidade ele nem se abalou. E ainda por cima o que ele fez foi muito pior. Começou a espalhar para a empresa inteira que EU é que o tinha acusado de assédio do nada. Como??? Eu??? Ainda mais ele, ‘o camarada queridinho das minas’…

E aí não deu outra. A coisa cresceu que nem rastilho de pólvora e a fofoca chegou rapidinho aos ouvidos do Diretor. Mas sabe por quem?? Da própria boca dele!

Eu não conseguia nem acreditar quando alguns colegas vieram falar comigo sobre o que aconteceu. Fiquei MUITO mal… Todos estavam sabendo de tudo e de uma forma completamente ERRADA! Meu Deus!!

Dali já fui direto falar com o R.H. da empresa, contar que tinha sofrido várias investidas, olhares, elogios de atributos físicos, sussurros no pé do ouvido e até contato com um beijo no pescoço disfarçado de um cumprimento! Arrg… Falei para o R.H. que tinha tentado conversar com ele sim, e sinalizado que não gostava nada da atitude dele. Descrevi tudo e deixei bem claro que não queria que nada mais daquilo acontecesse novamente.

Mas acontece que além de ele contar a história para a empresa inteira, ele enchia o peito para dizer que aquilo tudo era NORMAL!, que ele tratava mesmo TODAS as mulheres assim, e ainda por cima se vangloriava por isso. E como se não bastasse, ainda espalhou que EU é que estava ficando louca.

7533312163093071908-account_id=1.jpg

Eu estava lá, no R.H., pedindo ajuda para resolver um problema que estava me afetando muito, mas alguns dias depois, vocês não vão acreditar… Além de não fazerem nada para resolver o problema das piadas e das indiretas que eu estava recebendo, a única ajuda que me deram foi pedir para eu ir num atendimento psicológico! Para ver se eu não tinha algum trauma do passado, algum problema que estava afetando o meu trabalho, etc… Caramba! Será que não dá para entender que o que está me trazendo um trauma NO PRESENTE é o que vocês estão fazendo comigo???

Eu estava no meio de um pesadelo.

Mas finalmente, depois de alguns dias, resolveram me chamar de novo no R.H. e perguntaram se eu estava melhor. Informaram também que estavam vendo o que iriam fazer, que atitudes iriam tomar sobre o problema. Fui informada que o cara já tinha processos de violência, e finalmente acharam melhor então começar a tratar o caso com mais discrição pela empresa, para a minha própria segurança. Eu concordei, obviamente.

E também me pediram para ficar em casa no dia seguinte… Putz, só faltava essa! Já estava até adivinhando. Aquela hora sim, eu tive a certeza que iriam me mandar embora.

Mas para a minha surpresa novamente, dessa vez eles fizeram a coisa certa. Mandaram embora o cara. Ufa! No mesmo dia que me mandaram descansar em casa. Acho que ele foi demitido sem saber que fui eu que fui lá e falei tudo com o R.H.

Na época eu estava tão assustada e incomodada com as piadas e falatórios, que nem entendi muito bem o que realmente estava acontecendo. A última coisa que eu queria era também queimar o meu filme com o mercado de trabalho inteiro! Não podia nem pensar em armar um barraco.

Até hoje ainda esbarro com ele as vezes no caminho do trabalho. Mas principalmente nos eventos da comunidade. Isso é que é o pior…

Tenho muito medo dele fazer algo comigo, tentar se vingar, sei lá.

Assédio é algo mega sério. Por medo, eu acabei deixando tudo passar. Não o acusei formalmente fora da empresa, na justiça.

Mas eu não acho nada legal ter esse tipo de cara no meio das mulheres por aí. Não acho legal eu não avisar que aquela pessoa ali, que está no meio de todo mundo, não sabe o que é limites!

Meses depois quis ir num evento sobre como resolver problemas da comunidade feminina com tecnologia. Minha amiga estava ajudando a organizar e tudo. Mas vi nas redes sociais que o tal cara que me assediou no trampo ia participar do evento! Fiquei muito indignada. Como um cara que não respeita o espaço e uma mulher no trabalho, não respeita um ‘Não’ bem claro, e ainda faz piada chamando a mulher de louca? Como um cara desses quer levantar a bandeira da qual ele mesmo não acredita e não respeita?! Fiquei quieta mais uma vez por medo de virar piada e todo aquele pesadelo vir a tona novamente.

3522847951454592842-account_id=1.jpg

Mas até o dia que vi no Facebook o tal cara se vangloriando de estar participando do evento… Não aguentei mais! Fiquei com tanta raiva que resolvi deixar de ter medo e colocar para fora tudo o que aconteceu. Contei tudo para a minha amiga que ajudava na organização e falei para ficarem bem espertas com ele.

E quero deixar bem claro aqui para vocês também. Muito cuidado!! Não tragam mais esse tipo de pessoa para propagar e liderar os eventos de vocês. O resultado na verdade tem o efeito rebote. Acaba é por nos afastar da comunidade…


 

Chamam as mulheres de loucas, mas já tentou rejeitar um homem?

920961940351328136-account_id=1.jpg

 

Anúncios