Filme TERRA FRIA

(North Country – Estados Unidos, 2005, com Charlize Theron. Baseado no livro “Class Action: The Story of Lois Jenson and the Landmark Case That Changed Sexual Harassment Law”, escrito por Clara Bingham e Laura Leedy Gansler)

Saiba mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/North_Country

Esse filme conta a história verídica de Josey Aimes (original: Lois Jenson) que em 1989 foi uma das primeiras mulheres a trabalhar numa mina de ferro no norte de Minnesota.

Após sofrer arduamente com o assédio sexual sistêmico e institucionalizado no emprego e após ser demitida sumariamente por discriminação e perseguição, Josey decide ir a justiça mesmo sabendo que suas chances de ganhar qualquer causa feminista naquela região interiorana eram nulas, além da retaliação certa que iria sofrer de volta. Mas o advogado de Josey consegue converter a causa para uma ação conjunta de classe e ganha inacreditavelmente o caso, sendo o primeiro processo judicial bem sucedido de assédio sexual nos Estados Unidos, abrindo um precedente sem igual no país (Jenson vs. Eveleth Mines).

Apesar da história ter acontecido em 1989, numa cidadezinha bem interiorana do norte dos Estados Unidos, infelizmente ainda hoje ela é bastante atual e verídica quando comparada ao que as mulheres em tecnologia vêm sofrendo todos os dias tanto no Brasil quanto no mundo.

 


Veja também o filme ÁGORA, que conta a história real de Hipátia de Alexandria, e saiba o porque o machismo prospera desde aquela época até os nossos dias.

Anúncios